Quem somos

A União Nacional de Agentes de Lideranças Comunitárias e Sociais – UNALCS – é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, de caráter político suprapartidário (não religioso), dedicada à garantia e defesa de direitos humanos e cidadania.

Há mais de três anos atua em Juiz de Fora, promovendo, principalmente, ações que objetivam a promoção da qualificação e o desenvolvimento profissional da atividade do voluntariado.

Com isso, fortalece os agentes de lideranças comunitárias e sociais atuantes no Terceiro Setor, ao prestar-lhes assessoramento político, técnico, administrativo e financeiro.

Recentemente, atualizou o seu Estatuto Social, para aprimorar os textos que definem as metas da entidade e facilitar a caracterização do assessoramento e da defesa e garantia de direitos na política de assistência social conforme resolução nº 27 de 19 de setembro de 2011 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

Além disso, alinhou a sua missão aos 8 Objetivos do Milênio, que foram estabelecidos após a Cúpula do Milênio das Nações Unidas em 2000, após a adoção da Declaração do Milênio das Nações Unidas, principalmente:

Doenças como a AIDS, a malária e a tuberculose são responsáveis por milhões de mortes todos os anos pelo mundo. O Brasil foi pioneiro ao proporcionar o tratamento e a medicação gratuita para os portadores de HIV em sua rede de saúde. Em relação à malária, o Brasil é o país com o maior índice da doença nas Américas.
O aumento das áreas protegidas e a diminuição do índice de pessoas sem acesso a água potável é o desafio em nível mundial. No Brasil, além do acesso a água potável a todos, são necessários a melhoria das condições de moradia e do saneamento básico.
Algumas medidas em relação à dívida externa dos países mais pobres, a ajuda humanitária, entre outras, são metas nesse objetivo. O Brasil defende um comércio internacional mais justo, além de difundir entre os demais países, a ideia de tornar gratuito o acesso aos medicamentos contra o HIV. Desde 2000, anualmente a ONU publica o Relatório do desenvolvimento Humano, no qual consta o ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Nessa mesma publicação, são comentados os avanços e previsões em relação aos indicadores dos Objetivos de desenvolvimento do Milênio.

Fontes
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Acessado em 13 de mar. 2009. Disponível em: http://www.pnud.org.br/home/index.php