CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA

Unalcs e os CONSEG’s

Desde 2017, a Unalcs apoiava a Secretaria de Desenvolvimento Social – SDS da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora – MG, na mobilização, fomento, implantação e capacitação dos Conselhos Comunitários de Segurança – CONSEG’S, pois entendemos que essas organizações comunitárias permitem que sejam celebradas parcerias entre a comunidade e a polícia civil, militar, ou outros órgãos incumbidos de manter a segurança pública para a promoção de campanhas e eventos educativos para tornar a localidade mais segura e por consequência melhorar a qualidade de vida da população.

Já em 2018, quando a SDS, por questões de filosofias internas da pasta, decidiu não avançar mais na realização do projeto, a Unalcs propós ser a entidade de suporte e apoio dos CONSEG’s já criados. Sendo assim, instituiu os Termos de Credenciamento, pelos quais celebraria vinculo com essas organizações afim de prestar apoio e orientação em uma relação de parceria visando benefícios mútuos.

A Unalcs, por meio de seu Núcleo de Capacitação e Mobilização Comunitária – NCMC, também continua a ser a única Organização a fomentar a mobilização para criação de novos CONSEG’S em Juiz de Fora.

Sobre os CONSEG’s

Os CONSEG’s são grupos de pessoas do mesmo bairro  que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública.

As reuniões ordinárias de cada Conselho são mensais, realizadas normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual.

Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEG’s representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

Vídeo do projeto: 

Quais os objetivos do CONSEG’s?

a)Integrar a comunidade com as autoridades policiais, com as ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população.
b) Propor às autoridades as definições de prioridade na Segurança Pública na sua região.
c) Articular a comunidade visando a prevenção e a solução de problemas ambientais e sociais. A prevenção será sempre o melhor caminho.
D) Fazer com que a comunidade interaja com as unidades policiais tendo em vista a resolução de seus problemas.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa com mais de 18 anos, que seja voluntária esteja disposta a colaborar com o bem-estar da comunidade da qual faz parte. Pessoas que morem, trabalhem ou estudem no bairro do conseg, ou de bairros vizinhos que não possuam entidade própria.

Quantas pessoas são necessárias para compor um CONSEG?

A Unalcs buscando otimizar o trabalho e facilitar a implementação, cria CONSEGS com no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) pessoas.

Quais as principais funções da Diretoria de um CONSEG?

Os CONSEG’s vinculados a Unalcs possuem uma diretoria com 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) membros, que se distribuem nas seguintes cargos:

Presidência – todo CONSEGS deve ter. É a pessoa que irá responder pelo Conselho.

Vice-presidência – é a pessoa que substituirá o presidente em caso de ausência ou afastamento deste.

Secretário – pessoa responsável pelo registro das atas de reunião e pelo arquivamento da documentação do CONSEGS.

Tesoureiro – Cuidará da tesouraria do CONSEG

Assessor de Comunicação: atua como relações públicas e desenvolve as mídias sociais do CONSEG com orientação do Núcleo de Comunicação Social – NCS da Unalcs

Quem ganha com o CONSEG?

A Comunidade – porque os Conselhos proporcionarão mais segurança e integração, ou seja, uma melhor qualidade de vida.

A polícia – pois pode contar com a ajuda da comunidade, facilitando seu trabalho e tornando-o mais eficaz.

Você – porque esta é uma maneira de ter mais segurança pra você e sua família.

Quais os CONSEG’s credenciados a Unalcs em Juiz de Fora?

Atualmente os CONSEG’s dos bairros Eldorado; Jóquei Clube I, São Judas Tadeu e  Ipiranga atuam em parceria com a nossa Organização na realização de inúmeras atividades propostas pelos nossos projetos.

Baixe aqui o panfleto simplificado do CONSEG

____________________________________________________

Contato do NCMC

E-mail: capacitacao@unalcs.org
Coordenador: Welington Bernardinelli: (32) 98832-2979